Em primeiro lugar, é importante destacar que os felinos piscam muito pouco. Além disso, o olhar pode indicar curiosidade, medo, carinho ou necessidade.

Dizem que os gatos são misteriosos e que é difícil decifrar aonde eles estão indo. Uma das razões pelas quais você ouve sobre isso é por causa de seu olhar penetrante, que parece impossível de definir. Você já se perguntou: “Por que meu gato me olha fixamente?” Hoje falaremos sobre o porquê desse comportamento felino.

Por que seu gato olha fixamente para você?

Dizem que o olhar é o espelho da alma e, no caso dos gatos, pode até nos assustar em certos momentos. Você precisa entender que certos gestos e situações deles são estranhos para nós, mas fazem parte do comportamento dos gatos.

Por exemplo, para começar a entender por que seu gato te olha fixamente, você precisa saber como funciona a visão do seu pet. Gatos não tanto quanto nós. Na verdade, piscam 50% menos. Isso pode fazer parecer que seus olhos estão fixos o tempo todo e, quando olham para nós, podemos nos sentir “ameaçados”.

Por outro lado, você já sabe que “a curiosidade matou o gato“. Queremos dizer com isso que, para o seu gato, olhar para você é a única maneira de descobrir um ser diferente dele, e ele adora observar seu comportamento e tudo o que você faz para compreendê-lo melhor.

Não pense que eles olham para você de forma agressiva ou territorial, mas é curiosidade, admiração e amor que os felinos sentem quando olham para nós. De fato, a aparência dos gatos é uma parte muito importante de sua linguagem corporal e, com isso, eles podem transmitir muitas coisas. Quando um gato olha para você, é um sinal de que ele se sente calmo e seguro ao seu lado.

É também uma maneira de fazer você entender que é importante em sua vida e que ele precisa de você. Portanto, quando seu gato olha para você, você deve se sentir grato porque ele te ama e quer demonstrar isso.

 

Vamos entender a visão do gato

Como dissemos antes, o olhar é uma parte importante da linguagem corporal dos gatos, mas existem maneiras diferentes de interpretá-la. Estas são algumas:

  • Precisa de algo. Lembre-se de que os animais não têm a capacidade de falar, portanto, olhar para você é a forma de informar que algo está faltando. Verifique se ele tem água, comida ou uma caixa de areia limpa. Talvez já tenha passado da hora da refeição ou do momento de você lhe dar seu petisco favorito.
  • Ele observa enquanto você se move. Certamente isso não é feito diariamente ou o tempo todo, mas você pode ter uma nova bolsa, você está tendo uma conversa em que seu humor muda, você está cantando enquanto cozinha ou qualquer outro gesto incomum que chame sua atenção. Nessas ocasiões, você poderia dizer que seu gato olha para você por curiosidade.
  • Imposição. Às vezes pode acontecer que seu gato queira se impor a você. Esse gesto geralmente é feito com outros animais de estimação ou animais, mas é possível que, se você o repreendeu, ou por qualquer outro motivo, ele queira desafiá-lo. Se você perceber que seu gato está olhando para você e, também, bufa, tem a cauda levantada ou está em posição de ataque, não o encare.
  • Carinho. O olhar pode ser um sinal de conforto se os olhos estiverem meio fechados. Se o seu gato olha para você dessa maneira, ele simplesmente mostra o quanto está feliz ao seu lado e quer agradecer pelo bem que você faz a ele.
  • Se o seu gato olha para você com as pupilas dilatadas, é porque ele está com medo e sente que há uma ameaçaEle pode ter se sentido em perigo e ter ido até você implorando por sua proteção.

Estas são todas as razões pelas quais seu gato olha para você e que prova que eles são misteriosos, mas você já viu que não é bem assim, você só tem que saber como interpretar seu olhar.

Fonte: https://meusanimais.com.br/por-que-seu-gato-olha-fixamente-para-voce/