Aqui na SOS Peludos, após passar em consulta veterinária e o médico solicitar exames ao seu pet, é possível fazer os exames aqui mesmo na clínica veterinária, agilizando o processo e otimizando o seu tempo e o tratamento do peludo.
Dispomos de equipamento, profissionais altamente capacitados e alta tecnologia para o melhor diagnóstico sempre visando bem estar a agilidade no diagnóstico pet.
Por aqui você pode realizar exames solicitados pelos veterinários da SOS Peludos ou mesmo de outro local que já tenha te fornecido a solicitação de exame, ok?
Conheça mais sobre os exames que realizamos:
Os exames laboratoriais são realizados em amostras de sangue, urina ou fezes do seu pet, e nos ajudam a detectar diversas doenças e problemas de saúde, inclusive sendo possível diagnosticar bem no ínicio até mesmo sem sintomas, facilitando o tratamento, que tende a ser mais rápido e mais barato também.
Por isso é tão importante manter a rotina de exames de check-up do pet em dia, com exames anuais. Alguns dos exames mais comuns que realizamos incluem:
Hemograma: esse exame analisa as células do sangue do seu pet e nos ajuda a detectar anemias, infecções, inflamações e outras condições que afetam o sangue e nos dão indícios de possíveis doenças sistêmicas. Para esse exame, é solicitado que o pet faça jejum de 12 horas, salvo em casos de emergências.
Bioquímica sanguínea: já os bioquímicos avaliam os níveis de diversas substâncias no sangue do seu animal, como açúcar, proteínas, enzimas e eletrólitos. Ele é muito útil para detectar doenças renais, hepáticas e endócrinas. Também são fundamentais para exames prévios à cirurgia, ajudando muito a entender um panorama geral da saúde do peludo. Para esse exame, é solicitado que o pet faça jejum de 12 horas.
Exame de urina: esse exame analisa as características da urina do seu pet, como pH, densidade, presença de proteínas e células sanguíneas. Ele nos ajuda a detectar problemas renais, infecções urinárias e outras condições.
Exame de fezes: por fim, este analisa as fezes do seu pet e nos ajuda a detectar parasitas intestinais, bactérias e outros problemas.
Os exames de imagem são realizados para visualizar o interior do corpo do seu peludo, é como se fizemos uma foto interna dele, e nos ajudam a detectar problemas que não são visíveis a olho nu. Alguns dos exames mais comuns que realizamos incluem:
Radiografia: mais conhecido como raio-X, ele nos permite criar imagens dos ossos e órgãos internos do seu pet. Ele é muito útil para detectar fraturas, tumores, luxações, displasias, inconformidade na coluna, cervical, problemas respiratórios e outras condições.
Ultrassonografia: esse exame utiliza ondas sonoras para criar imagens dos órgãos internos do seu pet. Normalmente é utilizado para vermos como estão os órgãos da barriga do peludo, suas dimensões, se há algo errado, objeto estranho e é muito útil para detectar problemas renais, hepáticos, cardíacos e de outros órgãos. Para esse exame é pedido um jejum de ao menos 8 horas.
Eletrocardiograma: esse exame avalia a atividade elétrica do coração do seu pet, o ritmo dos batimentos dele. Ele é realizado por meio da colocação de eletrodos na pele do seu pet, que captam os impulsos elétricos gerados pelo coração e os transmitem para um aparelho que registra esses sinais em um gráfico, formando aquele zigzag de sobe e desce, comum de vermos em filmes.
O exame é indolor e não invasivo, e é realizado no próprio consultório de consultas, geralmente em animais que apresentam sintomas como falta de ar, tosse, fraqueza, desmaios, arritmias cardíacas, ou para avaliação antes de cirurgias ou idosos. Para fins de check-up, a partir de 7 anos já é recomendável que se faça um eletrocardiograma anual para acompanhar o coraçãozinho do peludo.
Ecocardiograma: esse exame avalia a anatomia do coração. Diferente do Eletro que observa ritmo e atividade elétrica, o Ecocardiograma tem foco em observar a formação, possíveis aumentos, enrijecimento e outros aspectos físicos do coração do seu peludo. O exame é indolor, não invasivo, feito no consultório e pode ajudar no diagnóstico de válvulas cardíacas, doenças do músculo cardíaco, problemas congênitos (presentes desde o nascimento) e outras alterações que podem afetar a saúde do coração.
Para animais com sintomas, diagnosticados ou a partir de 7 anos de idade, é recomendado que esse exame faça parte da rotina de check-up com periodicidade recomendada pelo veterinário.
Além desses, ainda temos a necessidade de auferir a Pressão Arterial do pet, como parte dos exames diagnósticos e de acompanhamento cardíaco de cães e gatos! Assim como nós humanos, os pets também podem ter a chamada “pressão alta”, ou pressão arterial elevada que gera uma série de problemas em cadeia. Por isso, aferir a pressão durante o checkup ou sintomas cardíacos do pet é sempre muito importante e o médico veterinário pode fazer esse exame durante a consulta.
E então, os exames do seu pet estão em dia? Para mais informações e orçamento, converse conosco via Whatsapp!
Será um prazer receber seu pet para exames aqui na SOS Peludos!