Manual das Vacinas para Cachorro
Ter um cachorro como animal de estimação traz inúmeras alegrias, mas também responsabilidades com a saúde e bem estar desse peludo. A vacinação é um dos cuidados fundamentais que todo tutor de cachorro deve ter para garantir a saúde e o bem-estar do seu amigo peludo. Por isso, nesse post vamos conversar sobre as principais vacinas para cachorro, explicando como elas ajudam a proteger o seu pet e qual o protocolo ideal de vacinação para o seu peludo. Então, leia até o final!
Principais vacinas para cachorro:
Quando se trata de cuidar de um cachorro, a vacinação é um dos passos mais importantes na manutenção de sua saúde e bem-estar. As vacinas são uma forma eficaz de prevenir doenças graves e até fatais, garantindo que seu animal de estimação tenha uma vida longa e saudável.
Isso porque as vacinas para cachorro são projetadas para estimular o sistema imunológico do seu peludo, ajudando-o a desenvolver anticorpos contra organismos causadores de doenças. Elas são como uma fábrica de soldadinhos sempre alertas para combater qualquer sinal das doenças mais graves da espécie e são especialmente eficazes na prevenção de doenças contagiosas que podem ser transmitidas de um cão para outro, seja através do contato direto ou indireto.
Ao vacinar seu cachorro, você está diminuindo significativamente o risco de ele contrair doenças comuns, de difícil tratamento e nem sempre eficácia, sobretudo para filhotes que são mais frágeis. Conheça mais das principais vacinas para cachorro:
Vacina V8: para que serve?
A vacina V8 ou a V10 é uma vacina múltipla, ou seja, garante proteção para 7 doenças. Por isso, é a vacina mais importante para cachorros, pois fornece proteção contra:
- Cinomose,
- Hepatite infecciosa canina,
- Adenovírus tipo 2,
- Parainfluenza,
- Parvovirose,
- Leptospirose canina,
- Coronavírus canino
Cada uma dessas doenças pode ser grave e potencialmente fatal para o seu pet. Ao trazer o seu cachorro para vacinar na SOS Peludos, você garantirá que ele receba a vacinação adequada e seja protegido contra essas doenças.
Vacina Antirrábica: Prevenção contra a raiva
A vacina antirrábica é obrigatória para cães por lei em muitos países, inclusive no Brasil. Isso porque a raiva é uma doença viral fatal que pode ser transmitida para humanos, sem cura. Além de proteger o seu cachorro, a vacina antirrábica também garante a segurança da comunidade em que ele vive. A primeira dose da vacina é geralmente administrada quando o filhote completa 3 a 4 meses de idade, seguida de reforços anuais ou de acordo com a legislação local. A SOS Peludos oferece o serviço de vacinação antirrábica, cumprindo todas as exigências legais e garantindo a proteção do seu pet e com valores de vacinas para cachorro acessíveis.
Vacina da Gripe Canina
A gripe canina é uma doença do sistema respiratório e pode ser causada pelos vírus da gripe canina H3N8 e H3N2, ou pela bactéria Bordetella. A vacinação pode acontecer injetável ou oral e é super importante que o cão receba a imunização para preparar e manter o sistema de defesa alto, em especial no inverno, quando há mais casos.
A imunização acontece por meio de duas doses iniciais, seguidas de reforços anuais. No entanto, é importante lembrar que a vacinação não garante uma imunidade completa. Os cães vacinados ainda podem contrair a gripe canina, mas a doença geralmente é menos grave e tem menor duração em comparação com cães não vacinados. Assim, seu cão terá menos sofrimento, com um tratamento mais rápido e mais econômico também.
Vacina para Giardia: Prevenção de parasitas intestinais
A giardíase é uma infecção intestinal causada pelo protozoário Giárdia, gerando forte diarreia, entre outros sintomas. Embora seja mais comum em filhotes, cães de todas as idades podem ser infectar com giárdia. A vacina contra Giardia auxilia na prevenção dessa infecção e pode acontecer em conjunto com a vacina V8 ou vacina V10, com protocolo inicial na fase filhote e reforço anual para cães adultos.
Primeira vacina do cachorro:
Quando chega o filhote em casa, um dos primeiros cuidados importantes é trazê-lo para uma consulta veterinária! Aqui, o médico veterinário poderá avaliar a saúde geral do peludo, orientar os tutores sobre os primeiros cuidados e já estabelecer o protocolo de vacinação de filhotes. Então, se o peludinho já tiver mais de 45 dias, o veterinário já pode fazer a primeira vacina do cachorro nessa consulta!
A primeira vacinação é um marco importante na vida de um filhote. Normalmente, a primeira dose da vacina V8 ou V10 acontece entre 6 e 8 semanas de idade, para garantir que o sistema imunológico do filhote esteja pronto para receber a proteção. Esse processo é fundamental para o desenvolvimento de uma resposta imunológica correta e para proteger o filhote de doenças potencialmente graves. Na SOS Peludos, os veterinários são especialistas em cuidar de filhotes e oferecerão toda a orientação necessária para garantir que a primeira vacinação aconteça de forma segura e eficaz.
Protocolo de vacinação para cachorro filhote:
O protocolo de vacinação para cachorros filhotes segue o seguinte cronograma:
- 6 a 8 semanas: Vacinação inicial com a primeira dose da vacina V8 ou V10 e a vacina contra Giardia.
- 10 a 12 semanas: Segunda dose da vacina V8 ou V10 e vacina contra a gripe canina.
- 14 a 16 semanas: Terceira dose da vacina ou V10 e reforço da vacina contra a gripe canina.
- 16 semanas ou mais: Administração da vacina antirrábica.
A vacinação é um dos pilares essenciais para manter a saúde e o bem-estar do seu cachorro. Ao escolher a SOS Peludos para atualizar a carteira de vacinação do seu pet, você estará garantindo que ele receba a proteção necessária contra doenças graves. Aqui oferecemos serviços de vacinação de qualidade, com profissionais comprometidos e uma estrutura preparada para cuidar do seu melhor amigo, te dando todas as orientações para essa jornada de cuidado e amor com seu peludo.
Cuide da saúde do seu cachorro e confie na SOS Peludos para proporcionar os cuidados necessários. Nosso atendimento é 24hs e por ordem de chegada, sempre pronto para te receber!
E para orçamentos de vacinas para cachorro, chame a gente no whatsapp!